domingo, 20 de junho de 2010

ADEUS A UM GRANDE HOMEM E ESCRITOR




Quando fui Presidente da Comissão Directiva da União dos Escritores Angolanos, tive a honra e o previlígio de privar de perto com este ícone da literatura mundial, durante uns dias.

Admirei seu humor, para mim às vezes bastante britânico, seu sentido de percepção e crítica sobre o mundo em que vivia e o rodeava e suas convicções, sobretudo aquelas a ver com a religião, que levaram muitos só a ver nele a ateu e o comunista que foi. Todavia, sempre demonstrou um elevado sentido de humanidade e humanismo que fizeram dele um acérrimo defensor dos direitos humanos, muitas vezes criticando e opondo-se a posições do seu partido e governo, bem como de outras forças políticas e movimentos internacionais.

Seja o que for, este grande homem foi um pedaço da Humanidade e sua marca será indelével na literatura tanto de língua portuguesa, quanto na mundial. Deixou marca e viveu sua vida como desejou e quis. Deixou de estar aqui, como ele próprio afirmava, para estar num outro lado qualquer. Que bem esteja.

2 comentários:

  1. Olá Fragata!
    Faz um tempo que não passo por aqui, porque esse mesmo tempo me escraviza um pouco e não consigo realizar tudo o que desejo. Senti muito a morte do Saramago. Registrei aqui no meu blog http://blogosferamarli.blogspot.com/2010/06/jose-saramago-se-foi-suas-ideias-ficam.html

    Estou em licença saúde, mas gostaria de quando voltar realizar alguma leitura de suas obras , um conto que seja, com meus alunos e contar com sua interação via blog e/ou outra forma de comunicação via internet. Seria possível? Grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela mensagem que deixou no meu blogue, espero que continue gostando.
    Kandandu!

    ResponderEliminar