sexta-feira, 11 de setembro de 2009

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O CENTENÁRIO DE ÓSCAR RIBAS


Luanda 17-08-2009 14:56
Conferência Internacional sobre o Centenário do Escritor Óscar Ribas
Juventude deve ser guiada para a valorização da cultura angolana
Quote: Fragata de Morais reconhece que juventude deve ser guiada para a valorização da cultura angolana

Em entrevista à Angop, à margem da Conferência Internacional sobre o Centenário do Escritor Óscar Ribas, Fragata de Morais afirmou que enquanto não se falar da cultura e dos criadores angolanos nas escolas, em todos os níveis educacionais, os escritores continuarão na sombra e sem o seu trabalho conhecido e valorizado.

“A juventude se não for liderada ou guiada continuará a ter problemas no tocante à valorização da identidade nacional, tornando-se essencial que se preste maior atenção no ensino dos aspectos da cultura angolana”, disse o escritor.

Segundo ele, outro factor determinante é também a criação de uma rede de bibliotecas a nível de todo o país, tendo em conta a distribuição de bibliografias de autores angolanos.

“Nas condições actuais, em que o livro é caro e as bibliotecas praticamente não existem, torna-se quase impossível os jovens saberem da história dos criadores nacionais”, disse.

Fragata de Morais defendeu igualmente a necessidade do Governo rever a situação da importação do papel para a edição de obras literárias.

“A taxa de importação é extremamente cara, facto que obriga a prática de preços altos em relação às obras literárias”, reconheceu.

Com o livro caro, de acordo com o entrevistado, torna-se difícil aos jovens comprá-los, dando, por isto, preferências a outras necessidades básicas das suas vidas.

Relativamente à conferência, Fragata de Morais avança que a sua importância reside no facto de permitir que a sociedade angolana
saiba mais sobre a vida desta figura incontornável da literatura nacional.

6 comentários:

  1. Meu amigo e "VISINHO".
    O Uíge é a minha bela recordação..e a minha saudade... passe pelo meu blogg e veja os meus livros de poesia...
    gostava de fazer um de poesia só Africana mas é dificil pois não encontro editoras que acreditem em poesia...


    kandandus

    ResponderEliminar
  2. Fragata de Morais, a seu convite aqui estou, e percebo um importante espaço cultural e literário, resta-me ser sua seguidora e leitora, fica meu convite para ler a minha :
    FORMOSA PRIMAVERA

    Efigênia Coutinho

    ResponderEliminar
  3. Para mim foi uma honra receber a sua mensagem, Fragata. Um grande abraço e meus desejos de que seu sucesso não pare de crescer| Bem haja!
    Joice Worm

    ResponderEliminar
  4. Fragata Amigo

    Conheci o Óscar Ribas em Luanda por volta de 67. Um tio de minha mulher (e meu, que o adoptei) era o Director de Fazenda Fernando Alcântara de Melo, goês, tal como a Raquel. Foi ele que me apresentou o excelente Óscar.

    Ficámos amigos, o que nem era difícil com ele. Uma noite, no Punta del Pazo, perguntei-lhe se, na verdade, se considerava o pai da ficção angola. Riu-se que nem um perdido. »Nem padrinho, quanto mais...»

    Mas, a verdade e que muitos afirmavam que assim era. Vá lá a gente acreditar em tudo o que se diz...

    Tenho nas estantes do que posso chamar a «minha biblioteca», o Sunguilando e o Kilandukilu. E, naturalmente, a «Alimentação Regional Angolana». Ou não fosse eu um gordo militante. Com uma dedicatória, mano.

    Aka! Que blogue bué da fixe é o teu! Passo, a partir de hojinho mesmo, a seguir-te com toda a atenção. E muito obrigado pelo aviso que você mi endereçaste, amigão. Eu lhi fica a dever mais visita no teu espaço, patrício.

    Oxalá leias o meu «Morte na Picada», a minha primeira aventura na ficção e logo sobre a guerra colonial (em que, infelizmente, participei como oficial miliciano). Uns quantos disseram-me que é escapatório. O Joaquim Furtado, que o apresentou, referiu que era «a melhor obra publicada sobre o tema» (sic) e que «algum dos contos merecia adaptação televisiva» (sic, outra vez).

    Para já o que tem merecido é sobretudo o esquecimento do editor de completar umas contas incipientes que fez comigo - mas insuficientes, aiué...

    O autor da melhor crítica que sobre o búqio se fez foi o meu neto primogénito, o João, a caminho dos 16 espigadotes. Comentário feito à Margarida progenitora, nora/filha querida: «Ó Mãe, o livro do Avô tem bué dasneiras!!!»

    Por aqui me fico, com muitas mukandas e um caté breve.

    Abs

    ResponderEliminar
  5. Caros(as) Amigos(as)
    Logo no início do blogue há o acesso a um forum (Falemos Aqui e Agora). Porque não usá-lo para trocarmos ideias, falas simples, mujimbos, etc.?
    Um forte amplexo.
    FM

    ResponderEliminar
  6. Olá !

    Feliz com tua visita, venho retribuir. Pena que o tempo da gente sempre escapa por entre os dedos e vivemos cheios de pressa e compromissos. Mas quero sempre voltar aqui. É uma pena mesmo que os livros sejam tão caros e os jovens tenham dificuldade de adquiri-los. Mas a sociedade de consumo nem estimula a compra deles, porque leitor consciente e crítico pode não gerar os lucros desejados. Resta nós, sonhadores, essa luta. Grande abraço!

    ResponderEliminar